Home

De tempos em tempos, normalmente depois que eu escrevo ou comento algo denunciando a íntima ligação entre estupidez galopante e homo/transfobia, me perguntam se eu sou gay.
Não é uma pergunta que me incomode, pelo contrário, é uma pergunta que me interessa bastante. Não me interessa responde-la, é claro, mas desconstruí-la, e às vezes, na correria do dia a dia, não dá tempo de responder como eu gostaria. Segue então abaixo uma tentativa:
Para eu ser gay eu teria que me identificar como homem e me sentir exclusivamente atraído por pessoas que também se identifiquem como homem. Teria que acreditar num sistema binário de gênero, sem possibilidade de nuances, e só me sentir atraído por uma performance limitada feita por seres humanos que se identificam e projetam os padrões reconhecidos como pertencentes ao gênero masculino. Isso, é claro, supondo que a minha performance de gênero também esteja dentro desse limite conhecido como homem.
Mas então se eu fosse um bicho, talvez um leão, eu pudesse responder essa pergunta mais facilmente, supondo é claro que eu fosse um leão falante. Leões tem juba, não sabem se barbear, não vestem roupas, não podem escolher deixar ou não o cabelo crescer, usar maquiagem, modificar o corpo, não tem história – no sentido de que um leão de milênios atrás vive da mesma forma que um leão de hoje.
Seres humanos são mais complexos nesse sentido, então realmente essa pergunta já não me parece fazer sentido, e eu realmente não tenho como responde-la. Se pra você faz e você consegue responde-la, responda e seja feliz, minha intenção não é cagar regra, pelo contrário.
Mas o que posso dizer ao interlocutor mais aflito, que acredite que realmente seja da sua conta a sexualidade alheia, é que eu jamais o(a)(x) pegaria, como acredito ser o caso em 100% das vezes que me fizeram essa pergunta.
Ah e também o que diz a sua igreja sobre a questão só me interessa num sentido antropológico
Obrigado. De nada 🙂

Deixe uma Resposta

