Home

lula1

MINISTRO
Se ninguém puder acumular dinheiro e ficar rico, pra que se esforçarão no trabalho? Ninguém mais vai tentar bater metas, suar a camisa pela empresa! Quando eu digo rico, não é ter tanto dinheiro que sobre muito no final do mês, o importante é ser mais rico do que o outro. É nessa competição que o progresso floresce, que o ser humano percebe que a ambição é parte fundamental da sua natureza. Que o capitalismo pulsa exuberante e samba vitorioso na cara dos comunistas.

LÍDER SINDICAL
Mas eu não quero ser rico meu senhor, é que eu tenho mulher doente e filho pequeno, nóis precisa desse aumento.

MINISTRO
Todo mundo acha que precisa de aumento. E você quer ser rico sim, não minta! Só que não tem dinheiro, o que você quer que eu faça, não tem!

LÍDER SINDICAL
Essa gente ganha demais doutor, deixa até dinheiro no banco, como o senhor falou. Ganha tanto que num consegue nem gastar tudo. E nóis aqui trabalha feito uma mula lazarenta mas só ganha pra comer e alugar o barraco. Por Jesus, Maria José… eu não entendo. Por que não tira um pouquinho, um pouquinho só desses banco, uns purcento aí que não vai fazer mudança e ajuda nóis que tem necessidade.

MINISTRO
Veja bem, não é tão simples. Não se pode tirar do homem nenhuma de suas conquistas. E esse dinheiro no banco tem dono. É como os seus bens. A comida que você compra é sua, não é? A geladeira, o fogão, a TV…. Pois saiba que na África há muitos negros que dariam um rim pra que você dividisse isso com eles, principalmente a comida. E você há de concordar que isso não seria justo. O raciocínio é o mesmo no caso das reservas financeiras. Em geral pertencem a famílias que economizaram, souberam onde investir, talvez deram sorte, não importa, o fato é que um direito legítimo sempre há de lhes garantir a propriedade. Assim também diz a eterna lei da causalidade: semear o campo e colher os frutos. Se você hoje é um pobre infeliz pode ter a certeza de que isso não aconteceu por acaso. A culpa é sua e dos seus antepassados, das escolhas erradas que vocês fizeram…

LÍDER SINDICAL
Eu não tive muita escolha não…

MINISTRO
Claro que teve, todos fazemos escolhas o tempo todo.

LÍDER SINDICAL
Eu não escolhi trabalhar desde tão criança…

MINISTRO
Tá vendo, talvez você não goste de trabalhar. Talvez seja esse o seu problema. Ou então você é muito sonhador. Utópico.

LÍDER SINDICAL
Que tópico?

MINISTRO
Utópico, com o “u” na frente. Você não sabe o que significa essa palavra por falta de estudo. A gente paga todo mês pra professora ir lá na puta que pariu ensinar vocês de graça, ainda dá bolsa-escola pra tua mãe não deixar tu ser um pedaço de burro e o resultado tá aí. Mas eu te explico o que é utópico. Você tem filhas?

LÍDER SINDICAL
Tenho sim.

MINISTRO
Você tem uma foto delas aí com você?

LÍDER SINDICAL
Aqui, da minha filha mais velha.

MINISTRO
É o que eu imaginava… Mas então, utópico é como se o sonho da sua filha fosse ser Miss Universo. Não importa o quanto ela queira e se esforce, simplesmente não dá! Você concorda comigo?

LÍDER SINDICAL
Oxe, tu tá chamando a minha filha de baranga, é?

MINISTRO
Não. O que eu quero dizer é que a sociedade e a natureza moldam padrões evolutivos que são muito maiores e mais fortes do que a nossa própria vontade. Não há nada de intrinsicamente feio na sua filha. Mesmo assim, diante desses nossos olhos pré-dispostos a enxergar beleza na evolução e na simetria, os traços da sua filha são muito rudes e primitivos. Ela parece uma macaca!

LÍDER SINDICAL
Isso dá cadeia meu senhor! É racismo chamar a filha dos outros de macaca!

MINISTRO
Mas ela é branca! Enfim, deixa eu terminar o raciocínio, era só um exemplo. Utopia é um sonho que não pode ser alcançado. E muitas vezes a busca por essas utopias nos faz perder os sonhos corretos, aqueles que de fato podem se realizar. O que você sonhava em ser?

LÍDER SINDICAL
Doutor adevogado.

MINISTRO
Típica utopia. Você conhece alguém próximo de você, da sua família, seus vizinhos, alguém que cresceu com você na miséria e hoje é advogado?

LÍDER SINDICAL
Tem um sim, meu primo, ele ganhou uma bolsa e fez faculdade, hoje é doutor.

MINISTRO
É exatamente o que eu sempre digo. Você fez uma projeção errada ao admirar o seu primo, é muito comum. Porém o caso dele é a exceção que confirma a regra. Acho triste ver tanta gente que espera pela sorte de ser uma exceção, é como esperar pela loteria. Digo, a regra no seu caso é mesmo ser auxiliar de serviços gerais e receber um salário compatível a uma função exigente de tão poucas habilidades. Mas você não deve se sentir um fracasso por isso. Saiba que o seu trabalho é fundamental para a sociedade. E muito mais humilhante seria para alguém como eu ter que fazê-lo, alguém que não foi criado pra isso. Pense que tudo assim faz mais sentido. E pense positivo, perdoe a si mesmo, aceite que ser advogado era uma utopia. Que você sonhou errado, mas que agora pode finalmente acordar. Abrir os olhos para as possibilidades reais que ainda existem. Você não vai ser advogado. Mal sabe ler e escrever. É o que chamam de analfabeto funcional, mas eu prefiro chamar de Y, como no Admirável Mundo Novo, de Huxley. Analfabeto tem uma carga muito negativa, e quem é que disse que você precisa saber ler pra limpar privada? Você pode muito bem decorar a cor e o formato dos seus objetos de trabalho, é muito mais fácil. E também melhor pra sociedade, evitaria muitos desgastes, revoltas e ainda pouparia o dinheiro público. Quem sabe aí sim você consiga um bom aumento, talvez um vale-jogo-do-flamengo, um auxílio-havaianas… é só o governo economizar do que gasta pra ensinar literatura a sua gente. O que o senhor acha?

LÍDER SINDICAL
Humm, olha, num me parece má ideia. Por mim eu aceitava, podia tirar até as matemática que não serve pra fazer conta, mas o meu filho gosta de ler, pediu até de natal a série do Eri Pote…

MINISTRO
Jesus amado, aí fica difícil. Proíbe esse infeliz! Matricula num curso profissionalizante, bota pra pintar parede, leva na construção civil, não sei, mas não deixa perder tempo com bobagem. O que eu sei é que com o sonho correto e algum esforço, rapidinho ele pode virar até mestre de obra, quem sabe eletricista, torneiro mecânico… e ficar satisfeito, orgulhoso de si mesmo. Agora deixa ele ficar em casa de vadiagem, lendo Harry Potter – repita comigo, H-A-R-R-Y P-O-T-T-E-R -, depois cresce, se junta com meia dúzia de favelado revolucionário e do alto das suas vassouras vem falar de greve. Isso se não virar viado! Dá uma bola, uma luva de MMA, bota pra tocar cavaco… E você, junte-se a mim. Na próxima eleição te faço deputado.

ps: a foto é uma homenagem. O Lula mesmo já disse que ele, assim como a mãe dele, nasceu analfabeto. Porém nem isso o impediu de ser o mais bem sucedido líder sindical da história desse país. O personagem é fictício, não é baseado nele. Mas se de algum modo isso parecer ofensivo, só entrar em contato que eu excluo a foto 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s