Home

Imagem

O Clube da Luta nos mostra que o sistema em que vivemos depende necessariamente de que os mais fudidos aceitem essa condição e trabalhem duro sem perder as esperanças. É esse trabalho que sustenta o privilégio das castas superiores e Dubai só existe porque existe a pobreza.

O ciclo se sustenta justamente nessa esperança, em histórias como a do camelô que virou dono de canal de televisão ou do ex-metalúrgico, presidente da república. Como disse Huxley, a tirania perfeita terá a forma da democracia, uma prisão sem muros em que os prisioneiros não sonham com a fuga. Sonham com outras coisas.

Ainda assim ela existe. E nesse ponto o Clube da Luta nos ensina o Projeto Mayhem, que talvez seja a segunda fase dos protestos.
Ele consiste em, por exemplo, um garçom mascarado postar uma foto limpando a bunda com os guardanapos do Palácio Guanabara. Ele não precisa nem colocar de volta na mesa de jantar do governador, só a dúvida já é suficiente.

As variações dessa técnica (sem violência) são infinitas e basta ao baderneiro/vândalo/terrorista/herói estar atento as suas próprias possibilidades e conhecer bem o seu alvo. Acredito que esse alvo esteja no alto da pirâmide, mas são as bases do ser humano que precisam se reestruturar. E nada como o medo pra acelerar as mudanças.

Como mudar é difícil dizer. Como explicar o valor da bondade, da empatia ou da igualdade pra quem não percebe isso na própria experiência?

Se são esses que estão no poder, pode-se então talvez apenas, mesmo que por meios pouco ortodoxos, exigir o fim ou o início de algumas coisas. E isso em escala global.
O Projeto Mayhem nessa era tecnológica e globalizada pode ter um alcance ainda inimaginável.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s