Home

070615-v-de-vinagre-facebook

Como parecem bonzinhos os manifestantes. Todos tão engajados, em defesa de ideais tão nobres. Dá vontade de abraçar quase todos. Fica difícil então imaginar quem seja o inimigo. Quem não concorde com a legitimidade do que se reivindica.

Isso que me deixa um pouco confuso. Quem é o inimigo? A princípio parece que é o governo. Mas qual deles, se os protestos acontecem na maioria das cidades de todos os estados? Dá pra pensar então que o problema não é o governo.

Será a polícia? Mas ela é adestrada, como um cachorro. Se não fosse, trocaria de lado. Os soldados são mais fudidos que os manifestantes.
Talvez então o próprio sistema? Mas isso é tão genérico. O capitalismo? As alternativas até hoje não deram muito certo.

O que então? O poder que corrompe? Que faz com que líderes sindicais ou estudantis que parecem tão bonzinhos, ao alcança-lo se transformem em vilões? Quem sabe? Eu não sei.

Talvez tudo isso e mais um pouco, ou bastante. Acho que o que se reivindica é um novo ser humano. E por isso parece tão difícil. O protesto parece contra nós mesmos, contra o que não queremos mais ser. É claro que já fomos muito piores.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s